Iogurt caseiro e bebida "Ayran"

Quem já viajou para Turquia, ou tem um amigo de lá, sabe que o iogurte faz parte do cardápio diário dos turcos. Consumimos iogurte como se fosse uma salada, acompanhando quase todos os pratos turcos. E quando não tem iogurte, tomamos "ayran", bebida feita com iogurte, água e sal.   

Na Turquia o iogurte é vendido em sabor natural, que é preferência nacional, e em quantidades grandes que variam de 500 gr a 5 kg. Os turcos consumem iogurte mais do que leite, liderando o consumo mundial per capita com 30 kg anuais! Agora imaginem meu desespero quando cheguei no Brasil, forçada a consumir iogurte vendido em potinhos de 170 gr... Não demorou muito para eu começar a fazer meu próprio iogurte em casa e comê-lo à vontade. Então hoje vou ensinar como fazer iogurte caseiro que pode ser consumido in natura, em shakes com frutas ou ainda utilizado em receitas como um delicioso bolo, por exemplo. 

Aproveitando a receita do iogurte caseiro, quero ensinar também como fazer "ayran" que é refrescante e acompanha bem os pratos do Oriente Médio como esfiha, quibe, etc. Mas antes disso, vamos saber um pouco mais sobre o iogurte: 

O iogurte (do turco yoğurt) é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana.
O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Contudo, não se esgotam qui os benefícios deste alimento. Por exemplo, o seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, por isso, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.  

Ingredientes para iogurte caseiro (serve 1,5 kg):


  • 1 ½ litro de leite pasteurizado integral tipo A (nesta receita usei da marca Fazenda)
  • 1 pote de 170 gr de iogurte sabor natural (integral ou semidesnatado)

Como fazer:
  • Numa panela de aço inox, aqueça o leite a fogo baixo até sair fumaça, não é necessário ferver. 
  • Desligue o fogo e deixe o leite esfriar um pouco. 
  • Lave bem as mãos e ponha seu dedo no leite e conte até 10. Se você conseguir contar até 10, significa que a temperatura está ideal para adicionar o iogurte ao leite.  
  • Adicione o iogurte ao leite e misture um pouco com colher.
  • Tampe a panela e cubra com panos/ toalhas.
  •  Aguarde 8 horas para abrir a tampa. Ao verificar, o aspecto do iogurte caseiro deve ser firme e com um pouco de soro por cima.
  • Deixe na geladeira por algumas horas antes de consumir. 
Como fazer "Ayran":
  • Num copo de água coloque 7 colheres de sopa de iogurte natural, uma pitada de sal e encha o restante do copo com água gelada. Misture bem com colher.
  • Para um resultado com  espuma, coloque a mistura num pote de vidro com tampa e chacoalhe bem. No lugar de pote de vidro, pode utilizar também um coqueteleira de inox!  



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pimentão Recheado (Dolma de Pimentão)

Farofa de triguilho (Bulgur Pilavi)